Valentina Ene - Piano
Valentina Ene - Piano

Naturalidade: Buzau, Roménia, 1978

Iniciou os seus estudos de piano com a idade de 7 anos na Escola Elementar de Música de Buzau, continuando-os no Liceu de Música George Enescu em Bucareste e finalmente na Universidade Nacional de Música de Bucareste, onde se licenciou em Piano e Pedagogia Musical, no ano 2000. Ao longo da sua formação participou em vários concursos como pianista, tendo sido distinguida com duas menções honrosas em concursos nacionais, nomeadamente em Timisoara e Ploiesti.

Teve aulas com as pianistas Aurora Ienei, Cristina Popa e Doina Bazavan.

Exerceu actividade lectiva, piano e acompanhamento, no Liceu das Artes de Buzau (conservatório nacional), de 2001 a 2004. Diversos alunos seus foram galardoados em concursos nacionais de piano, como “Martian Negrea”, Ploiesti. 

Na Roménia, integrou diversas formações de música de câmara, com o violinista Cosmin H. Stoica, o flautista Liviu Topala, o violoncelista Aristotel Gheorghiu, entre outros, com os quais realizou inúmeros concertos.

Em Portugal é professora de piano e pianista acompanhadora em três escolas de ensino artístico vocacional, na Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, em Tomar, na Escola de Música e Artes de Ourém e na Escola de Música do Choral Phydellius, em Torres Novas.

Actualmente integra três formações de música de câmara, nomeadamente com o saxofonista Nuno Silva, a flautista Carla Antunes, o trompetista Nuno Graça e o percussionista Luiz Ferreira.

 

Rua Alexandre Herculano, 147
Quinta da Lezíria, Ap. 44
2354-909 Torres Novas
Portugal

Email  geral@choralphydellius.pt
Telm  967 090 101 / 918 986 263
Tel/Fax 249 826 129
NIF 501 385 754