Sara Mendes - Flauta Transversal
Sara Mendes - Flauta Transversal

Sara Mendes nasceu na cidade de Tomar em 1984.

Iniciou os seus estudos musicais aos oito anos de idade e aos treze integrou-se no Centro de Formação Artística da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais na classe de Flauta Transversal do Professor Nuno Inácio.

De 2002 a 2006 integrou a Academia Nacional Superior de Orquestra (Lisboa) onde concluiu Licenciatura em Instrumentista de Orquestra.

De 2006 a 2008 integrou a Universidade de Évora na Licenciatura em Música — vertente ensino de Flauta Transversal, frequentou o estágio profissional pedagógico em Flauta Transversal na Fundação Musical dos Amigos das Crianças (Lisboa) sob orientação da Professora Dra. Anabela Malarranha e co-orientação do Professor Mestre Vasco Gouveia, concluindo Licenciatura nesse último ano na área de Música — ramo do ensino do instrumento de Flauta Transversal com a classificação "Bom com distinção" atribuída pela mesma Universidade.

Participou e assistiu a Master-Classes com os professores Benôit Fromanger (Espanha), Rien de Reed, Thies Rhorda, Sophie Pérrier, Vasco Gouveia, Nuno Inácio, Fernando Raria (Espanha), Sandra Pina, Ana Maria Ribeiro; Patrick Gallois, William Bennet, Emmanuel Pahud, Felix Rengly e Jaime Martin.

Integrou a Orquestra Metropolitana de Lisboa por diversas vezes, dirigida pelos maestros Brian Schembri, Álvaro Cassuto, Jean Marc Burfin, Jorge Matta e Cesário Costa. Participou ainda nos 3° e 4° Estágio Internacional de Orquestra da Região de Leiria / Fátima sob direcção do maestro Jean-Sébastien Béreau e no 1° Estágio Internacional de Orquestra Académica sob a batuta do maestro Michael Zilm.

Como aperfeiçoamento de estudos frequentou aulas de Flauta Transversal com o Professor Mestre Vasco Gouveia.

Em 2011 participou na competição "Audi Mozart" em Roveretto (Itália).

É Professora convidada na Orquestra Nacional de Jovens da Figueira da Foz.

Lecciona Flauta Transversal no Centro de Formação Artística da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais (Tomar) e no Conservatório de Música Choral Phydellius (Torres Novas), onde também é coordenadora do departamento de madeiras.

Sara Mendes concluiu, em 2014, Mestrado em Performance de Flauta Transversal com elevada classificação na Escola Superior de Música de Lisboa na classe do Professor Mestre Manuel Nuno Ivo Cruz.

Rua Alexandre Herculano, 147
Quinta da Lezíria, Ap. 44
2354-909 Torres Novas
Portugal

Email  geral@choralphydellius.pt
Telm  967 090 101 / 918 986 263
Tel/Fax 249 826 129
NIF 501 385 754