Nuno Silva - Saxofone
Nuno Silva - Saxofone

Nuno Miguel Silva nasceu em Lisboa em 1975 e Iniciou os seus estudos oficiais de Saxofone com 18 anos no Conservatório Nacional de Lisboa com o professor Vítor Santos. Foi membro Força Aérea Portuguesa, da Orquestra Portuguesa de Saxofones, e da Orquestra Nacional de Sopros dos Templários. Em 2000 ingressa na Banda Sinfónica da P.S.P., estudou na ESMAE do Porto com Henk Van Twillert e Fernando Ramos e a partir de 2003 no I.S.E.I.T. em Almada na classe de Saxofone do professor Mário Marques, onde se licenciou.

No Saxofone frequentou cursos de aperfeiçoamento com Rui Gabriel, Alberto Roque, Mário Marques, Claude Delangle, Jean-Yves Fourmeau e o seu quarteto de saxofones, Henk Van Twillert e o quarteto de Amsterdão, Fernando Ramos e Mário Marzi, no Jazz com Pedro Moreira, João Moreira e Ricardo Pinheiro.

Participou no recorde do 3º Concurso Mundial de Saxofone com 1276 saxofonistas mundiais na cidade natal de Adolphe Sax (o inventor do saxofone), em Dinant, sob a direcção do maestro Alain Crepin e em festivais de música na Alemanha, Bélgica, França e Espanha e diversos concertos solo com a Banda Sinfónica da P.S.P.

Lecciona actualmente nos Conservatórios de Música Choral Phydellius, Instituto Vitorino Matono e Sons e Compassos.

Na direcção vários cursos de Direcção com António Saiote, José Manuel Brito, Alberto Roque, Sir David Whitwell (EUA), Robert Houlihan (Irlanda), Mitchell Fennel (EUA) e Jean-Sébastien Béreau (França), Francisco Navarro Lara (Espanha), finalizando a licenciatura em direcção de orquestra.

Faz parte como membro fundador dos Ensembles: Kompass (Saxofone e Piano), Saxacordon (Saxofone e Acordeão), CannonSax (Duo de Saxofones), e SaxOrguEnsemble (Saxofone e Órgão de Tubos).

Membro da “International Military Music Society” sedeada em Inglaterra.

Enquanto intérprete estreou obras em 1ª audição Absoluta em solo nacional e internacional muitas obras de compositores Nacionais e Estrangeiros como:

Jérôme Naulais, Antero Ávila, Jorge Salgueiro, Carlos Marques (Balaú), Daniel Schvetz, Alex Poelman, Edson Beltrami, Paul Wehage, Liduino Pitombeira, Nuno da Rocha, Ali Ben Sou Alle, Hippolyte Escudié, Paul Wehage, Sergey Plekhanov entre outros. Actualmente representa como Endorser a Forestone (Japão), Cannomball Musical Instruments (USA), Eugene Rosseau (USA) e colabora com a Thalman Music de San José na Costa Rica.

Rua Alexandre Herculano, 147
Quinta da Lezíria, Ap. 44
2354-909 Torres Novas
Portugal

Email  geral@choralphydellius.pt
Telm  967 090 101 / 918 986 263
Tel/Fax 249 826 129
NIF 501 385 754