José Martins - Trompa de Harmonia
José Martins - Trompa de Harmonia

Agente da Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública e licenciado pela Escola Superior de Música de Lisboa, José iniciou os seus estudos musicais na SMUT (Sociedade Musical União e Trabalho) de Lapas em trompa de harmonia. Concluiu o 5º Grau no Conservatório de Música do Choral Phydellius – Torres Novas, na classe de Trompa do professor João Carlos Alves e, posteriormente, ingressou no Curso Profissional de Instrumentista de Sopro e Percussão da Escola Secundária Jácome Ratton em parceria com o Conservatório de Artes Canto Firme de Tomar, na classe de trompa do professor Bruno Cruz.
A nível superior frequentou a Escola Superior de Música de Lisboa, na classe dos professores Paulo Guerreiro e Luís Vieira.
Durante o seu percurso musical frequentou vários masterclasses de trompa dos quais se destacam os professores Stefan Dohr, Radovan Vlatkovich, Sarah Willis, Javier Bonet, Bohdan Sebestik, Paulo Guerreiro, Luís Vieira, Ricardo Silva e Luís Sousa.
Passou também pela direção de vários maestros, tendo como destaque Pedro Neves, Jean-Marc Burfin, Alberto Roque, Reinaldo Guerreiro, Felix Hauswhirth, Jan Wierzba, Dinis Sousa, Isabel María Rubio Molina e André Granjo.
Frequentou ainda masterclasse de música de câmara com Guillem Escorihuela, em quinteto de sopros.
Na temporada de 2016/2017 trabalhou como 2ª Trompa na OCF (Orquestra Clássica de Fátima) sob direção musical de André Lousada.
Participou em várias gravações de estúdio com a orquestra do “ATLÂNTICO BLUE STUDIOS”, em Lisboa.
Em Dezembro de 2019, participou na digressão da Orquestra de Sopros da ESML, na conferência “The Midwest Clinic International Band, Orchestra and Music Conference” em Illinois, Chicago, EUA.
Em Janeiro de 2021, colaborou com a Orquestra Sinfónica Portuguesa no concerto da Presidência Portuguesa da União Europeia, sob direção de Joana Carneiro, no CCB (Centro Cultural de Belém). Nesse mesmo ano foi admitido no Estágio Gulbenkian para Orquestra 2021, mas que devido ao agravamento da situação pandémica a nível nacional com especial relevância na Área Metropolitana de Lisboa, o mesmo foi cancelado.
No ano de 2022, ficou selecionado para integrar a Jovem Orquestra Portuguesa durante a Temporada de 2022-2023.
Atualmente, para além de músico na BSPSP, é membro da Orquestra de Sopros do Médio Tejo – Residente, da Camerata de Sopros Riba´Tagus Music Studium, do grupo de metais “The BellsBrass Ensemble”, do Decateto de metais – Decatejo, e ainda colabora com a Orquestra Sinfónica de Thomar.

Rua Alexandre Herculano, 147
Quinta da Lezíria, Ap. 44
2354-909 Torres Novas
Portugal

Email  geral@choralphydellius.pt
Telm  967 090 101 / 918 986 263
Chamada para a rede móvel nacional
Tel/Fax 249 826 129
Chamada para a rede fixa nacional
NIF 501 385 754