João Paulo Fernandes - Formação Musical/Orquestra
João Paulo Fernandes - Formação Musical/Orquestra

Nasceu em 1977 na cidade de Caldas da Rainha. Estudou Trombone de Varas com os professores Joaquim Raposo, Emídio Coutinho e Alexandre Vilela e frequentou diversas Master Class com conceituados professores como John Peterson, Joseph Alessi, Enrique Crespo entre outros. Como trombonista tocou em diversas orquestras com diferentes formações desde o repertório clássico ao jazz.

Dedica-se à Direção desde os 20 anos de idade, sendo convidado a dirigir diversas formações como: Ensemble Sinfónico de Metais, Ensemble Português de Trompas, BSP - Banda Sinfónica Portuguesa, Orquestra de Sopros da ESMAE, Orquestra Sinfónica da ESMAE e em diversas Estágios de Orquestras para Jovens Músicos. Durante estes anos dirigiu ainda solistas de renome internacional na qual se destaca: Sérgio Carolino; Pedro Ribeiro; Pedro Carneiro; Abel Pereira; Jorge Almeida; Carlos Guilherme; Fernando Ramos; Gilberto Bernardes; Jeffery Davis, Henk van Twiller; Alfonso Padilla; Arno Bornkamp; Anne Jelle Visser, Steve Rossé, Mike Forbes, Demondrae Thurman e Roland Szentpali entre outros.

Frequenta Cursos de Direcção de Orquestra desde 1999 com conceituados Maestros como: George Hurst, Denise Ham, Rodolfo Saglimbeni, Robert Houlihan, Jorma Panula, Baldur Brönnimann entre outros. Estudou durante 4 anos no curso livre de Direcção de Orquestra na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Porto com o Maestro António Saiote, tendo sido convidado em Setembro de 2008 para seu assistente.

É Diretor Artístico da Filarmónica União Taveirense, desde Março de 2004, vencedora do 1º Concurso Nacional de Bandas Filarmónicas – Cidade de Aveiro – 2005. É Diretor Musical do Ensemble de Trombones e Tuba - Mr SC & The Wild Bones Gang, projeto liderado por Sérgio Carolino com o qual gravou Cd duplo, tendo tido as melhores criticas a nível internacional, da qual se destacam os nomes de Roger Bobo e Christian Lindberg. É também Maestro da OAMT – Orquestra Académica Médio Tejo, orquestra da qual foi um dos fundadores.

Foi Professor de Direcção em diversos Cursos: IV Curso para Maestros de Orquestra de Sopros do INATEL (2009 em Óbidos); nos I e II Workshop de Direcção (2011 e 2012 em Ourém); no III Curso de Direcção de Orquestra de Sopros do Orfeão de Leiria (2012 em Leiria); no BrassFest (2012 em Águeda) e ainda assistente do maestro Robert Houlihan na Master Class de Direcção, realizada em Julho de 2013 em Ourém.

É licenciado em Formação Musical (curso pré-Bolonha de 4 anos), pela Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Porto, tendo ainda frequentado cursos de Pedagogia Musical com Jos Wuytack. Tem uma pós-graduação em Ópera e Estudos Músico – Teatrais, na vertente de Direcção de Orquestra, feita na ESMAE, onde  trabalhou com os mestres: Dr. Mário Vieira de Carvalho, João Paulo Santos, Alexandre Delgado, António Salgado, António Saiote e o com o famoso encenador alemão Peter Konwitschny.

É Professor de Formação Musical na Escola de Música e Artes de Ourém – Ourearte, acumulando também o cargo de Direção Pedagógica e Professor no Conservatório de Música do Choral Phydellius de Torres Novas.

Em Ópera dirigiu: Hansel und Gretel de Humperdinck em 10 récitas (Porto, Ourém, Tomar e Braga); L’enfant et les sortilèges de Ravel em 2 récitas (Porto) e A Flauta Mágica de Mozart em 2 récitas (Coliseu do Porto).

Em 2010 dirigiu a ONP – Orquestra Nacional do Porto no concerto de encerramento da Master Class de Direcção com Maestro Jorma Panula intitulado “Os Maestros do Futuro”.

Rua Alexandre Herculano, 147
Quinta da Lezíria, Ap. 44
2354-909 Torres Novas
Portugal

Email  geral@choralphydellius.pt
Telm  967 090 101 / 918 986 263
Tel/Fax 249 826 129
NIF 501 385 754