Bruno Pascoal - Eufónio
Bruno Pascoal - Eufónio

Nasceu em Torres Novas, Santarém.

Em 1991 iniciou os estudos na Sociedade Filarmónica Euterpe Meiaviense (Meia Via, Torres Novas) em Euphonium.                 

Em 1997 iniciou os estudos no Conservatório do Centro de Formação Artística Gualdim Pais de Tomar, na Classe dos professores Sérgio Carolino e Adélio Carneiro. Terminou 8º Grau com nota final de 19 valores, na disciplina de Euphonium.        

Participou em vários Masterclasses com professores de nacionalidade portuguesa e estrangeiros, dos quais se destacam Philip Smith (trompetista solo da Orquestra Filarmónica de Nova Iorque), Joseph Alessi (1º trombone da Orquestra Filarmónica de Nova Iorque), Sérgio Carolino, Anne Jelle Visser, Oren Marshall, François Thuillier, German Brass, Roger Bobo, Thomas Rüedi, Adam Frey, Steven Mead, Bastien Baumet, Demondrae Thurman entre outros.      
Participou nos1º, 2º, 3º e 4ºestágios da Orquestra Nacional de Sopros dos Templários, sob direcção de António Saiote.
Foi membro fundador da primeira Banda de Metais Portuguesa, sedeada no Algarve; membro fundador do Ensemble de Tubas e do Quarteto de Tubas do Centro de Formação Artística Gualdim Pais, sob a orientação do professor Sérgio Carolino; membro fundador do quinteto de metais "Meia Via Brass".

Foi professor de Euphonium na escola de música da Sociedade Filiarmónica Euterpe Meiaviense e na Associação Filarmónica e Cultural do Entroncamento.

Colabora actualmente como docente na disciplina de Euphonium no Instituto Piaget de Almada e no Conservatório de Música Choral Phydellius, em Torres Novas.

Colaborou inúmeras vezes com o Ensemble de Metais da Academia Nacional Superior de Orquestra, sob direção de Reinaldo Guerreiro.
Em 2011, terminou a Licenciatura em Música, na Universidade de Évora na classe de Euphonium do professor Jarrett Butler, com nota final de 18 valores na disciplina de Euphonium.

Em 2012, foi membro fundador do Ensemble de Metais e Percussão  "The BellsBrass Ensemble", na qual exerce funções de Presidente e de executante de Euphonium.

Em 2013, realizou vários recitais com a pianista Sara Carvalho. Em Abril, realizou um MasterClass no Instituto Piaget em Almada, em Agosto foi convidado para realizar um MasterClass na ilha da Madeira (Camacha), onde se apresentou a solo, no concerto final com a Banda Paroquial de São Lourenço da Camacha. Apresentou-se a solo em vários concertos com os "The BellsBrass Ensemble". Foi ainda o instrumentista escolhido para tocar a solo, no concerto comemorativo dos 25 anos da Banda Sinfónica do Exército, que decorreu no grande auditório da Escola Superior de Música de Lisboa, sob a direção do Maestro Alberto Roque.

Em 2014, apresentou-se várias vezes a solo em concertos realizados pelo País, com a Banda Sinfónica do Exercito.

Foi membro fundador do "Duo'Mil", duo de Euphonium e Percussão, do qual faz parte e tem vindo a realizar concertos desde então.

Desde 2011 que é professor orientador dos Estágios de Jovens Instrumentistas Torrejanos (EJIT), realizados anualmente e nos quais tem trabalhado com Maestros de renome nacional e internacional, entre os quais David Fiuza, Fernando Marinho, Reinaldo Guerreiro, Ferrer Ferran e Rafael Albors.

Desde 2013 que é professor convidado nos estágios da Canto Firme ambos sobre a direção do Maestro Alberto Roque.

Atualmente encontra se a frequentar o Mestrado em Ensino da Música na variante de instrumento (Euphonium).

Em 2005 ingressou na Banda Sinfónica do Exército e hoje em dia ocupa o cargo de 1ºSargento músico, executante de Euphonium.

 

 

Rua Alexandre Herculano, 147
Quinta da Lezíria, Ap. 44
2354-909 Torres Novas
Portugal

Email  geral@choralphydellius.pt
Telm  967 090 101 / 918 986 263
Tel/Fax 249 826 129
NIF 501 385 754