Direção Pedagógica

Vítor Manuel Mesquita dos Santos Ferreira

É de origem Lavoense, de Carvalhais de Lavos. Nasceu na Figueira da Foz a 3 de dezembro de 1970 e reside em Adofreire, Torres Novas.

Iniciou os estudos musicais aos 6 anos com o mestre Sílvio Carvalheiro  e aos 7 anos de idade ingressa na Sociedade Artística e Musical Carvalhense.

Aos 13 anos inicia o curso básico de clarinete do Conservatório de Música David de Sousa, concluindo em 1991 com distinção o Curso Complementar de Música no Conservatório Regional de Coimbra, na condição de bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.

Em 1992 integrou, enquanto clarinetista, a Banda do Exército sedeada em Queluz, em serviço militar obrigatório.

Obtém em 1999 o seu primeiro grau académico superior – Licenciatura em Ensino de Música pela Universidade de Aveiro, na variante de clarinete. Em 2003, efetuou Pós-graduação em Psicologia da Música, na Universidade do Porto. Em 2008 conclui o seu segundo título de licenciatura, na especialidade de Formação Musical, na Escola Superior de Artes do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Ministrou Educação Musical nas escolas de Guia, Vieira de Leiria e Figueira da Foz. No ensino artístico especializado tem experiência de lecionação nas áreas de clarinete, coro, formação musical e música de câmara, no Conservatório de Música David de Sousa (Figueira da Foz), no Conservatório de Música de Coimbra, no Conservatório de Música de Aveiro e no Conservatório de Música do Choral Phydellius (Torres Novas).

De 1999 a 2004 colaborou com o INATEL co-orientando cursos para jovens músicos e de formação de formadores em Portugal continental e no arquipélago dos Açores.

Entre 1996 e 2014 foi diretor artístico de três bandas filarmónicas, nomeadamente, Sociedade Filarmónica Figueirense, Sociedade de Instrução e Recreio de Lares e Sociedade Artística e Musical Carvalhense.

Colaborou com o jornal Correio da Figueira, com artigos de opinião.

Coordena desde 2006 o programa de ensino da música no 1.º ciclo do ensino básico e do ensino pré-escolar do concelho de Torres Novas.

Dedica-se a trabalhos de composição e arranjos instrumentais e corais. Em 2010 compôs o Hino da Freguesia de Lavos, sob convite oficial da respetiva Junta de Freguesia.

Em 2013 foi co-fundador da Orquestra Académica do Médio Tejo – orquestra juvenil sinfónica.

Tem atuado enquanto clarinetista e enquanto coralista em recitais e concertos a solo e com diversos agrupamentos de câmara e orquestrais – Portugal (continental e Açores), Espanha, França, Holanda, Itália, Bélgica e Hungria.

É desde outubro de 2014 o maestro titular do coro misto Grupo Coral David de Sousa, da Figueira da Foz.

Exerce o cargo de Diretor Pedagógico do Conservatório de Música do Choral Phydellius (Torres Novas) desde 2001.

 

Rua Alexandre Herculano, 147
Quinta da Lezíria, Ap. 44
2354-909 Torres Novas
Portugal

Email  geral@choralphydellius.pt
Telm  967 090 101 / 918 986 263
Tel/Fax 249 826 129
NIF 501 385 754